sábado, 29 de agosto de 2009

Decoupage 3D

Sábado passado (22/08) estive no clube Monte Líbano na Convenção Brasileira de Pintura Decorativa. Só se falava da Iara. Ela é considerada a "deusa do artesanato" aqui no Brasil. Assim como a Martha Stewart, ela tem uma linha enorme de produtos. Eu nunca usei para dizer se são bons. Quando eu estava saindo da feira, não é que a tal Iara passou por mim?! Pensei: será que um dia a Martha fará isso também? :)

Resolvi conhecê-la melhor. Procurei então por alguns vídeos no YouTube. Até que ela tem algumas técnicas interessantes (inclusive selecionei uma delas para o post de hoje), mas cá entre nós: não irrita escutá-la por muito tempo? É só a mim que irrita o jeito dela falar? Fique me sentido uma criança de 10 anos :) heheheheh.... Mas tudo bem! Vale a pena, né? Tudo em nome da arte!!!

Pai Crônico

O primeiro post do blog "Arte Me Leva" foi da caixinha que eu fiz para a Marina e o Pedro. Eles são fruto do amor de duas pessoas mais do que especiais: Flávio e Roberta Salles. Dois amigos queridos que guardo num lugar bem especial no coração.

Dessa vez o post é em homenagem aos pais e à sua mais nova forma de arte: o livro "Pai Crônico".

O livro foi lançado hoje na Escola Nova. São 110 textos onde o Flávio transforma fatos do cotidiano em relatos poéticos e divertidos que retratam a experiência dele e da Roberta em superar obstáculos diários e das aventuras de cuidar e educar seus pimpolhos.

Por sorte, tive a oportunidade de compartilhar alguns capítulos. Quem sabe isso se propague num próximo volume?

Parabéns ao Flávio! Você é o cara!

Quem quiser conhecer um pouco mais do livro e principalmente adquirir um exemplar deve visitar o site: http://www.paicronico.com.br

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fotos! Fotos! Arte!


Há três semanas descobri mais uma forma de arte: fotografia.
Não é nenhum segredo que eu amo viajar. Não importa o destino. É só falar em viagem que em 30 minutos minhas mala está pronta. A partir do momento em que eu comprei minha primeira câmera digital, viagem tornou-se sinônimo de 4.000 fotos! Sim. Não estou exagerando. Ano passado quando fui aos EUA, tirei por volta disso. Só que metade pode ir para o lixo. Como minha máquina é muito compacta, metade das fotos saia tremida. Quando não saia tremida, ficava com muito ruído. O dia tinha que estar perfeito com muita luz para que a foto saisse boa.
Quando eu casei, coloquei a lista de presentes na Ponto Frio. Eu e meu marido ganhamos muitos presentes, muitos deles repetidos. Com os créditos que sobraram, resolvi comprar uma máquina fotográfica nova. Só que na hora que eu ia comprar o modelo semi-profissional que eu tanto queria, o produto acabou no site. Droga. E agora? Segundo o Patrick foi ótimo pois máquinas profissionais são muito grandes e nada práticas. Sem paciência de esperar muito, resolvi comprar outra máquina compacta a Sony W300.
Um dia andando pelo Downtown, vi que tinha uma escola de fotografia: Imagens e Aventuras. Nossa, esse nome é perfeito, pensei. Resolvi entrar só para conhecer. A moça muito simpática me informou que na semana seguinte iria começar uma turma de fotografia nível básico.
Cheguei em casa, pensei, pensei...e resolvi fazer o curso!
Estou impressionada como aprendi coisas. Mas é muita coisa para saber: obturador, diafragma, ISO...quantas variáveis.
E não é que mesmo com a minha máquina simples, estou conseguindo tirar umas fotos legais?!
De uma coisa eu tenho certeza: na próxima viagem as fotos vão ficar um máximo. Serão apresentadas nesse blog como peças de arte :) Agora, com o tempo que eu levarei para achar o equilíbrio perfeito entre todas as variáveis, devo reduzir o número de fotos para 400!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Circuito das Artes: a missão

Mesmo com o tempo chuvoso, encarei a ladeira da rua Lopes Quintas. Esse ano fui acompanhada pelo meu marido, uma amiga e seu namorado. A princípio, achei que não fosse curtir tanto. Isso porque eu adoro ir em todos os atelies e ver tudo. Mas tudo mesmo e com calma.

Mas para a minha surpresa (boa), os rapazes ficaram conversando empolgadíssimos e sem reclamar do lado de fora heheh...e principalmente, ficaram sem nos apressar!

Vimos um pouco de tudo: decoupage, cerâmico, mosaico, marchetaria, aplicação em roupas...coisas interessantes, coisas lindas e coisas estranhas. Mas arte é isso mesmo. Desperta uma sensação diferente para cada um.

Para mim, os pontos altos do circuito são: o atelie de mosaico e marchetaria da Vila dos Artistas e, o atelie de cerâmica da Matilde Carneiro. Além do trabalho dela ser maravilhoso (além da beleza ela tem muita técnica) ela é simplesmente uma simpatia. Ela é do tipo de pessoa que você poderia passar a tarde toda conversando (haja café!!!). Que papo agradável. Ela acabou de voltar dos EUA de um curso de esmaltes. Ai....um dia eu ainda vou fazer isso. Pode anotar ;-)

Não satisfeita: voltei no circuito no domingo!!! Mas dessa vez o tempo estava melhor...

Semana que vem tem mais. Quem sabe não dou mais um pulinho.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Circuito das Artes

Começa amanhã o 13o Circuito das Artes que acontece no bairro Jardim Botânico.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Decoupage em móveis

Encontrei um vídeo bastante interessante com o passo a passo da técnica de decoupage. Gaveteiro de MDF com aplicação de guardanapo. Podemos usar o conceito para renovar algum móvel antigo de casa. Ou seja, pegar um móvel todo arranhado ou com manchas de copo, fazer uma bela pátina e depois aplicar o guardanapo.

Ao assistir ao vídeo, sugiro apenas tirar o som do computador :) Caso contrário, o vídeo se tornará bastante chato.